ATIVIDADES DE CLASSIFICAÇÃO QUANTO A POSIÇÃO DA SILÁBA TÔNICA


Circule a sílaba tônica de cada palavra:

APARECEU – CEDINHO – MANHÃ – MÁGICO – CORAGEM – TAMBÉM – COLÉGIO – CIPÓ – SABONETE – CARACOL – PÁGINA – MENINO – NUVEM – PÁSSARO – LEITE – TOMOU


Faça a correspondência:

( 1 ) Oxítona ( 2 ) Paroxítona ( 3 ) Proparoxítona
( ) útil      ( ) cascavel     ( ) família ( ) máquina     ( ) fábrica    ( ) chapéu


Separe as silabas das palavras e risque a sílaba tônica e classifique:

a) menina     _________________________________________
b) médico     _________________________________________
c) boneca     _________________________________________
d) chocalho   _________________________________________
e) brinquedo _________________________________________
f) vovó          _________________________________________
g) criançada _________________________________________
h) paletó       _________________________________________


Destaque a sílaba tônica e dê sua colocação na palavra.
Siga o modelo:   Flamengo – men – penúltima

a) Jacaré      ___________________________________________
b) Música     ___________________________________________
c) Regador   ___________________________________________
d) Prateleira ___________________________________________
e) Corredor  ___________________________________________


Copie as palavras nos lugares certos:

MILHO – PIÃO – ANIMAL – DEVER – MESA – VERDADE – RELÂMPAGO – ÚLTIMO – CHÁCARA

Oxítona         _________________   _________________   _________________

Paroxítona     _________________   _________________   _________________

Proparoxítona ________________   __________________   ________________

Classifique estas palavras em oxítona, paroxítona ou proparoxítona:
criar  ___________________________
cidade _________________________
transparências ___________________
chaminés _______________________
pássaros ________________________
tirar ___________________________
fome ____________________________
diferente ______________________
Classifique as palavras quanto à tonicidade.
Coloque (o) para oxítona, (p) para paroxítona e (pp) para proparoxítona.
(  ) magnólias                            (  ) hífen
(  ) mesa                                    (  ) cipós
(  ) diretor                                   (  ) técnico
(  ) balaústre                              (  ) faísca
(  ) computador                          (  ) passarinho
(  ) sozinho                                (  ) pássaro
(  ) muito                                    (  ) aula
(  ) problemático                        (  ) cocaína
(  ) também                                (  ) táxi
(  ) história                                 (  ) biologia



Analise os vocábulos abaixo e faça grupos de com as regras de acentuação:

África – fóssil – método – possível – pé – coração – álbum – tórax – cajá - armazém - lâmpada
 


Circule a sílaba tônica de cada palavra:

APARECEU – CEDINHO – MANHÃ – MÁGICO – CORAGEM – TAMBÉM – COLÉGIO – CIPÓ – SABONETE – CARACOL – PÁGINA – MENINO – NUVEM – PÁSSARO – LEITE – TOMOU


Faça a correspondência:

( 1 ) Oxítona ( 2 ) Paroxítona ( 3 ) Proparoxítona
( ) útil      ( ) cascavel     ( ) família ( ) máquina     ( ) fábrica    ( ) chapéu


Separe as silabas das palavras e risque a sílaba tônica e classifique:

a) menina     _________________________________________
b) médico     _________________________________________
c) boneca     _________________________________________
d) chocalho   _________________________________________
e) brinquedo _________________________________________
f) vovó          _________________________________________
g) criançada _________________________________________
h) paletó       _________________________________________


Destaque a sílaba tônica e dê sua colocação na palavra.
Siga o modelo:   Flamengo – men – penúltima

a) Jacaré      ___________________________________________
b) Música     ___________________________________________
c) Regador   ___________________________________________
d) Prateleira ___________________________________________
e) Corredor  ___________________________________________


Copie as palavras nos lugares certos:

MILHO – PIÃO – ANIMAL – DEVER – MESA – VERDADE – RELÂMPAGO – ÚLTIMO – CHÁCARA

Oxítona         _________________   _________________   _________________

Paroxítona     _________________   _________________   _________________

Proparoxítona ________________   __________________   ________________

Classifique estas palavras em oxítona, paroxítona ou proparoxítona:
criar  ___________________________
cidade _________________________
transparências ___________________
chaminés _______________________
pássaros ________________________
tirar ___________________________
fome ____________________________
diferente ______________________
Classifique as palavras quanto à tonicidade.
Coloque (o) para oxítona, (p) para paroxítona e (pp) para proparoxítona.
(  ) magnólias                            (  ) hífen
(  ) mesa                                    (  ) cipós
(  ) diretor                                   (  ) técnico
(  ) balaústre                              (  ) faísca
(  ) computador                          (  ) passarinho
(  ) sozinho                                (  ) pássaro
(  ) muito                                    (  ) aula
(  ) problemático                        (  ) cocaína
(  ) também                                (  ) táxi
(  ) história                                 (  ) biologia



Analise os vocábulos abaixo e faça grupos de com as regras de acentuação:

África – fóssil – método – possível – pé – coração – álbum – tórax – cajá - armazém - lâmpada
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário