PROJETO VIAJANDO NA SACOLINHA MÁGICA DA LEITURA.


PROJETO VIAJANDO NA SACOLINHA MÁGICA DA LEITURA.
Vou deixar aqui mais uma sugestão de trabalho para incentivar o gosto pela leitura.


JUSTIFICATIVA:

As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouví-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura.
Assim, o livro deve ser mostrado com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola.



OBJETIVOS:

• Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.

• Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvam a leitura de histórias.

• Familiarizá-los com histórias e ampliar seus repertórios.

• Levá-los ao cuidado no manuseio de livros.

• Proporcionar o uso da biblioteca da escola, favorecendo a circulação de livros.

• Tornar a leitura um ato prazeroso.

• Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.

CONTEÚDOS:

a) Conceituais: Construir critérios próprios para selecionarem o livro que vão levar.

b) Procedimentais: Utilizar a sala de leitura na escolha de livros.

c) Atitudinais: Permitir que as crianças construam o hábito de ouvir e ler histórias. Conscientizar-se da importância da preservação dos livros.


PROCEDIMENTOS:

No final de semana os alunos levarão a sacolinha com o livro para casa. Com a ajuda dos pais terão dois dias para lerem história do livro. No início da semana os livros deverão ser devolvidos à sala de leitura.


AVALIAÇÃO:

Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor.

 IMPORTANTE
 ESTE PROJETO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA ONDE TRABALHEI EM 2009, EM UMA TURMA DE 2° ANO, COM O SEGUINTE NOME: "SACOLA LITERÁRIA, HORA DA HISTÓRIA".
O mesmo funcionava da seguinte forma: em uma sacola feita de tnt, o aluno, que no caso era escolhido por ordem alfabética, levava a sacola para casa e um livro escolhido por ele do cantinho da leitura, junto com lápis, canetinha e lápis de cor, onde,com a ajuda dos pais tinham dois dias para lerem história do livro e realizar a ilustração. No início da semana os livros eram  devolvidos ao cantinho da leitura, e lido pra turma se desejasse.O projeto foi um sucesso, e o mais importante pude perceber que os objetivos propostos foram alcaçados.Saudades daquela turminha.

BJS Á TODOS!

 ESTE ERA O MEU CANTINHO DA LEITURA E DOS JOGOS


PROJETO VIAJANDO NA SACOLINHA MÁGICA DA LEITURA.
Vou deixar aqui mais uma sugestão de trabalho para incentivar o gosto pela leitura.


JUSTIFICATIVA:

As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouví-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura.
Assim, o livro deve ser mostrado com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola.



OBJETIVOS:

• Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.

• Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvam a leitura de histórias.

• Familiarizá-los com histórias e ampliar seus repertórios.

• Levá-los ao cuidado no manuseio de livros.

• Proporcionar o uso da biblioteca da escola, favorecendo a circulação de livros.

• Tornar a leitura um ato prazeroso.

• Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.

CONTEÚDOS:

a) Conceituais: Construir critérios próprios para selecionarem o livro que vão levar.

b) Procedimentais: Utilizar a sala de leitura na escolha de livros.

c) Atitudinais: Permitir que as crianças construam o hábito de ouvir e ler histórias. Conscientizar-se da importância da preservação dos livros.


PROCEDIMENTOS:

No final de semana os alunos levarão a sacolinha com o livro para casa. Com a ajuda dos pais terão dois dias para lerem história do livro. No início da semana os livros deverão ser devolvidos à sala de leitura.


AVALIAÇÃO:

Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor.

 IMPORTANTE
 ESTE PROJETO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA ONDE TRABALHEI EM 2009, EM UMA TURMA DE 2° ANO, COM O SEGUINTE NOME: "SACOLA LITERÁRIA, HORA DA HISTÓRIA".
O mesmo funcionava da seguinte forma: em uma sacola feita de tnt, o aluno, que no caso era escolhido por ordem alfabética, levava a sacola para casa e um livro escolhido por ele do cantinho da leitura, junto com lápis, canetinha e lápis de cor, onde,com a ajuda dos pais tinham dois dias para lerem história do livro e realizar a ilustração. No início da semana os livros eram  devolvidos ao cantinho da leitura, e lido pra turma se desejasse.O projeto foi um sucesso, e o mais importante pude perceber que os objetivos propostos foram alcaçados.Saudades daquela turminha.

BJS Á TODOS!

 ESTE ERA O MEU CANTINHO DA LEITURA E DOS JOGOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário