
A
utilização de ferramentas digitais na Educação Básica pode começar
ainda na Educação Infantil. Mesmo antes de saberem ler e escrever, os
pequenos já estão conectados ao mundo digital. No entanto, não
incentivar o seu bom uso das escolas é negar sua presença na vida dos
pequenos, o que acaba sendo um grande erro.
Orientar os pequenos desde a primeira infância é fundamental para
sensibilizar sobre o uso e o papel na Educação, na vida e no coletivo
das crianças. Nesta faixa etária, os alunos possuem muitas curiosidades e
aceitam com facilidade a realização de atividades propostas diferentes e
desafios que ajudam a fomentar a aprendizagem dos pequenos.
A Educação Infantil é um momento mágico na vida das crianças, um momento
de experimentar e vivenciar aprendizagem. Neste sentido é fundamental
que os professores busquem novos papéis no ambiente escolar, como
facilitadores da aprendizagem por meio de novas abordagens pedagógicas e
seu uso deve ser intencional e planejado, com foco sempre na melhoria
do aprendizado.
São várias as possibilidades de uso da tecnologia na Educação Infantil. A
seguir compartilho algumas dicas de como levar o tema para os pequenos:
1) Atividades low tech (baixa tecnologia)
Trazer a cultura maker para essa faixa etária é essencial para despertar
vivências. Sempre devemos começar com atividades de baixa tecnologia,
como os curtas de animação. É possível fazê-los utilizando massinha e um
celular. O roteiro do curta, cenário e personagens podem ser
desenvolvidos coletivamente com os estudantes.
2) Objetos com sucata
Resolver problemas com materiais de sucata entre eles garrafa, palitos,
massinhas, papeis coloridos, onde os alunos desenvolvem a autonomia para
criar e atuar sobre o desafio e construção de objetos com materiais
recicláveis que podem variar de acordo com a proposta, podendo ser
produzidos instrumentos musicais, brinquedos e até os primeiros
protótipos de robótica.
3) Criação de um blog
Conversar sobre mídias sociais é importante para sensibilizar os alunos
sobre os perigos acerca da exposição das redes sociais e seus riscos
para publicações, reforçando o uso da internet segura. Entretanto, é
possível criar um blog, orientado pelo professor para um projeto da
sala, publicando neste blog as pesquisas e descobertas da turma ou mesmo
para divulgar o trabalho que estão fazendo.
4) Fotografia
A fotografia é um campo rico a ser trabalhado na Educação Infantil e um
propulsor a várias atividades. Entre elas, trabalhar a questão da
identidade, histórias em quadrinhos por expressões, montar campanhas com
as crianças e explorar a reflexão por trás das imagens – o que
contribui para o desenvolvimento crítico e da autonomia dos alunos.
5) Ferramentas digitais
Alguns sites são bem interessantes e ajudam na coordenação motora fina e
grossa, além de trabalhar o raciocínio lógico, colaboração e a empatia.
Entre eles estão o Educação Infantil um
site que oferta uma variada gama de jogos que exploram a coordenação
motora, Matemática, alfabeto, formas e cores, entre outros temas. Há
também o Q divertido que
traz crônicas infantis, folclore, charadas e resgata brincadeiras
típicas brasileiras. Além de ser um momento para conversar com as
crianças sobre os periféricos do computador (como teclado, mouse,
monitor) ou tablets.
6) Leituras online
Uma das vantagens do uso das tecnologias é permitir que os alunos tenham
acesso a livros e as histórias, facilitando o acesso à leitura. Uma
possibilidade são os gibis da Turma da Mônica. Tenho certeza que a experiência será incrível.
7) Gamificação
Essa é uma forma de transformar a busca de um conhecimento em um jogo.
Nele, os alunos devem cumprir etapas para avançar e chegar um objetivo
final, tornando o aprendizado um desafio estimulante e sendo
desenvolvido pelos alunos.
As ferramentas digitais ajudam a despertar a curiosidade e são um
poderoso instrumento para o desenvolvimento da imaginação. As crianças
são naturalmente atraídas por histórias, vídeos e jogos. Temos que
explorar esse potencial ao nosso planejamento e na Educação.

A
utilização de ferramentas digitais na Educação Básica pode começar
ainda na Educação Infantil. Mesmo antes de saberem ler e escrever, os
pequenos já estão conectados ao mundo digital. No entanto, não
incentivar o seu bom uso das escolas é negar sua presença na vida dos
pequenos, o que acaba sendo um grande erro.
Orientar os pequenos desde a primeira infância é fundamental para
sensibilizar sobre o uso e o papel na Educação, na vida e no coletivo
das crianças. Nesta faixa etária, os alunos possuem muitas curiosidades e
aceitam com facilidade a realização de atividades propostas diferentes e
desafios que ajudam a fomentar a aprendizagem dos pequenos.
A Educação Infantil é um momento mágico na vida das crianças, um momento
de experimentar e vivenciar aprendizagem. Neste sentido é fundamental
que os professores busquem novos papéis no ambiente escolar, como
facilitadores da aprendizagem por meio de novas abordagens pedagógicas e
seu uso deve ser intencional e planejado, com foco sempre na melhoria
do aprendizado.
São várias as possibilidades de uso da tecnologia na Educação Infantil. A
seguir compartilho algumas dicas de como levar o tema para os pequenos:
1) Atividades low tech (baixa tecnologia)
Trazer a cultura maker para essa faixa etária é essencial para despertar
vivências. Sempre devemos começar com atividades de baixa tecnologia,
como os curtas de animação. É possível fazê-los utilizando massinha e um
celular. O roteiro do curta, cenário e personagens podem ser
desenvolvidos coletivamente com os estudantes.
2) Objetos com sucata
Resolver problemas com materiais de sucata entre eles garrafa, palitos,
massinhas, papeis coloridos, onde os alunos desenvolvem a autonomia para
criar e atuar sobre o desafio e construção de objetos com materiais
recicláveis que podem variar de acordo com a proposta, podendo ser
produzidos instrumentos musicais, brinquedos e até os primeiros
protótipos de robótica.
3) Criação de um blog
Conversar sobre mídias sociais é importante para sensibilizar os alunos
sobre os perigos acerca da exposição das redes sociais e seus riscos
para publicações, reforçando o uso da internet segura. Entretanto, é
possível criar um blog, orientado pelo professor para um projeto da
sala, publicando neste blog as pesquisas e descobertas da turma ou mesmo
para divulgar o trabalho que estão fazendo.
4) Fotografia
A fotografia é um campo rico a ser trabalhado na Educação Infantil e um
propulsor a várias atividades. Entre elas, trabalhar a questão da
identidade, histórias em quadrinhos por expressões, montar campanhas com
as crianças e explorar a reflexão por trás das imagens – o que
contribui para o desenvolvimento crítico e da autonomia dos alunos.
5) Ferramentas digitais
Alguns sites são bem interessantes e ajudam na coordenação motora fina e
grossa, além de trabalhar o raciocínio lógico, colaboração e a empatia.
Entre eles estão o Educação Infantil um
site que oferta uma variada gama de jogos que exploram a coordenação
motora, Matemática, alfabeto, formas e cores, entre outros temas. Há
também o Q divertido que
traz crônicas infantis, folclore, charadas e resgata brincadeiras
típicas brasileiras. Além de ser um momento para conversar com as
crianças sobre os periféricos do computador (como teclado, mouse,
monitor) ou tablets.
6) Leituras online
Uma das vantagens do uso das tecnologias é permitir que os alunos tenham
acesso a livros e as histórias, facilitando o acesso à leitura. Uma
possibilidade são os gibis da Turma da Mônica. Tenho certeza que a experiência será incrível.
7) Gamificação
Essa é uma forma de transformar a busca de um conhecimento em um jogo.
Nele, os alunos devem cumprir etapas para avançar e chegar um objetivo
final, tornando o aprendizado um desafio estimulante e sendo
desenvolvido pelos alunos.
As ferramentas digitais ajudam a despertar a curiosidade e são um
poderoso instrumento para o desenvolvimento da imaginação. As crianças
são naturalmente atraídas por histórias, vídeos e jogos. Temos que
explorar esse potencial ao nosso planejamento e na Educação.
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