PROJETO "Meu nome, Minha identidade"
Tem atividades sobre Identidade aqui.
Tem atividades para trabalhar o nome aqui.
Meu álbum, minha história aqui.
PÚBLICO ALVO
Alunos do Segundo ano
Obs: Confeccionar a Certidão de nascimento junto com a turma é uma ótima atividade.
DURAÇÃO
1° Bimestre, podendo se estender para um tempo maior de acordo com as necessidades da turma.
JUSTIFICATIVA
A construção da escrita do nome é uma necessidade básica na construção
do indivíduo. O nome está sempre muito importante nas suas primeiras
manifestações da escrita. As crianças em fase de alfabetização podem e
devem aprender muitas coisas a partir do trabalho com os nomes próprios
da classe em atividades que promovam a socialização da turma ,
proporcionando ao educador o acesso a um instrumento de avaliação que
irá detectar o conhecimento prévio que o aluno possui, quando este
demonstra suas hipóteses de escrita do nome.
OBJETIVOS
Possibilitar o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita através
de atividades com o nome, estimulando a oralidade dos educandos.
- Criar condições para que os educandos compreendam a leitura e seus significados, através das atividades com o nome.
- Possibilitar a integração da turma, através de atividades coletivas,
relacionadas aos nomes das crianças, promovendo a socialização entre os
mesmos.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS
* Auto-retrato e escrita do nome:
- Distribuir para a turma papel e lápis. Cada aluno desenha seu retrato
(se possível com a ajuda de um espelho exposto na sala). Escreve seu
nome junto ao desenho. Recolhe-se as "fotos" e redistribui-se entre a
turma. Cada um tentará adivinhar quem é o dono da foto (pode ser ajudado
pelos colegas). O dono da foto se apresenta, diz se gosta ou não do
nome, fala algumas coisas sobre si. Os trabalhos ficam expostos na sala
de aula ou no pátio da escola.
* História do nome:
- Cada aluno pesquisa em casa com os familiares, a história de seu
nome. Em sala, relata o porquê tem este nome. O educador apresenta
tiras com o nome completo de cada educando (em letra bastão, bem
visível). Depois cada um registra o seu nome completo.
* Construção de crachá:
- Os alunos irão construir um crachá para uso diário. Cada um recebe um
cartão com o seu nome (em letra bastão) e o professor acompanha a
leitura das letras presentes no nome, mostrando para turma,
identificando principalmente as letras iniciais e finais. O aluno então
registra num outro cartão o seu nome e faz um pequeno desenho ao lado.
Distribui-se os cartões no chão. Cada um pega qualquer cartão e tenta
adivinhar de quem é. Logo em seguida, escreve numa folha de papel o nome
do colega, formando uma lista de nomes, que será lida pelos alunos,
posteriormente, com o auxílio do professor.
* Construção do nome com o alfabeto móvel:
_ Os alunos constroem seus nomes e nome de um dos amigos usando o
recurso das letras móveis. O uso das letras móveis possibilita que o
aluno altere a ordem das letras quantas vezes achar necessário.
* Construção da chamadinha:
- Montar um mural com o nome dos educandos, seguindo a ordem alfabética
e separando meninas de meninos (os alunos receberão uma cópia dessa
chamadinha para colar no caderno de textos.
* Comparação de tamanho de nomes
- Cada aluno constrói com o alfabeto móvel o seu nome e deixa exposto
no quadro de pregas para todos visualizarem. O aluno pode construir com
o auxílio do educador ou do crachá com o seu nome. Então, verifica-se
qual o nome maior, pelo número de letras. Verifica-se também o nome
menor e estabelece-se comparações entre a quantidade de letras
presentes em cada nome. Mostrar para os alunos que nem sempre o tamanho
da pessoa corresponde ao tamanho de seu nome.
* Que letra falta?
- Expor no quadro alguns nomes sem as letras iniciais e, numa atividade
posterior as finais. Os educandos registram e depois, completam com as
letras que faltam.
* Quebra-cabeça dos nomes.
- Cada educando recebe dois tipos de quebra-cabeças, ambos contendo seu
nome escrito, um por letras e outro por sons (sílabas). As partes são
misturadas e os educando tentam encaixar na seqüência dos nomes.
Dependendo do ritmo da turma, pode-se trabalhar inicialmente apenas com
peças que contem letras e posteriormente trabalha-se com sons. Alguns
alunos podem necessitar de auxílio
* Trabalhando as silabas a partir dos nomes:
- Montar um quadro com sílabas presentes nos nomes dos educandos. Fazer
a leitura dessas sílabas e observar as sílabas correspondentes aos
números. Seguindo a seqüência dos números, escreve-se os nomes a partir
de suas sílabas e a relação numérica. Verifica-se outras possibilidades
de construir outros nomes, usando as sílabas presentes no quadro (ou
outras palavras).
* Palavras cruzadas.
_ Ao alunos recebem uma folha mimeografada ou xerocada contendo uma
cruzadinha onde devem encaixar os nomes dos amigos de acordo com o
número de letras
* Acróstico:
- Formar um acróstico com o nome de cada aluno da turma. Cada um vai
dizer as qualidades do colega, que serão escritas conforme a letra
presente no nome.
* Caça nomes
Os alunos recebem folha xerocada com um caça cuja finalidade é encontrar nomes de crianças da sala de aula.
AVALIAÇÃO
Observações e registros diários dos avanços dos alunos na construção da
escrita do próprio nome, bem como no reconhecimento dos nomes dos
amiguinhos da classe e da professora. Observar o uso que os alunos
fazem da escrita dos nomes para escrever outras palavras. Analisar as
produções de escrita, individuais e coletivas e usar os dados para
replanejar de forma a superar as dificuldades encontradas pelos alunos .
***
Obs: Projeto recebido por e-mail, sem autoria
PROJETO "Meu nome, Minha identidade"
Tem atividades sobre Identidade aqui.
Tem atividades para trabalhar o nome aqui.
Meu álbum, minha história aqui.
PÚBLICO ALVO
Alunos do Segundo ano
Obs: Confeccionar a Certidão de nascimento junto com a turma é uma ótima atividade.
DURAÇÃO
1° Bimestre, podendo se estender para um tempo maior de acordo com as necessidades da turma.
JUSTIFICATIVA
A construção da escrita do nome é uma necessidade básica na construção
do indivíduo. O nome está sempre muito importante nas suas primeiras
manifestações da escrita. As crianças em fase de alfabetização podem e
devem aprender muitas coisas a partir do trabalho com os nomes próprios
da classe em atividades que promovam a socialização da turma ,
proporcionando ao educador o acesso a um instrumento de avaliação que
irá detectar o conhecimento prévio que o aluno possui, quando este
demonstra suas hipóteses de escrita do nome.
OBJETIVOS
Possibilitar o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita através
de atividades com o nome, estimulando a oralidade dos educandos.
- Criar condições para que os educandos compreendam a leitura e seus significados, através das atividades com o nome.
- Possibilitar a integração da turma, através de atividades coletivas,
relacionadas aos nomes das crianças, promovendo a socialização entre os
mesmos.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS
* Auto-retrato e escrita do nome:
- Distribuir para a turma papel e lápis. Cada aluno desenha seu retrato
(se possível com a ajuda de um espelho exposto na sala). Escreve seu
nome junto ao desenho. Recolhe-se as "fotos" e redistribui-se entre a
turma. Cada um tentará adivinhar quem é o dono da foto (pode ser ajudado
pelos colegas). O dono da foto se apresenta, diz se gosta ou não do
nome, fala algumas coisas sobre si. Os trabalhos ficam expostos na sala
de aula ou no pátio da escola.
* História do nome:
- Cada aluno pesquisa em casa com os familiares, a história de seu
nome. Em sala, relata o porquê tem este nome. O educador apresenta
tiras com o nome completo de cada educando (em letra bastão, bem
visível). Depois cada um registra o seu nome completo.
* Construção de crachá:
- Os alunos irão construir um crachá para uso diário. Cada um recebe um
cartão com o seu nome (em letra bastão) e o professor acompanha a
leitura das letras presentes no nome, mostrando para turma,
identificando principalmente as letras iniciais e finais. O aluno então
registra num outro cartão o seu nome e faz um pequeno desenho ao lado.
Distribui-se os cartões no chão. Cada um pega qualquer cartão e tenta
adivinhar de quem é. Logo em seguida, escreve numa folha de papel o nome
do colega, formando uma lista de nomes, que será lida pelos alunos,
posteriormente, com o auxílio do professor.
* Construção do nome com o alfabeto móvel:
_ Os alunos constroem seus nomes e nome de um dos amigos usando o
recurso das letras móveis. O uso das letras móveis possibilita que o
aluno altere a ordem das letras quantas vezes achar necessário.
* Construção da chamadinha:
- Montar um mural com o nome dos educandos, seguindo a ordem alfabética
e separando meninas de meninos (os alunos receberão uma cópia dessa
chamadinha para colar no caderno de textos.
* Comparação de tamanho de nomes
- Cada aluno constrói com o alfabeto móvel o seu nome e deixa exposto
no quadro de pregas para todos visualizarem. O aluno pode construir com
o auxílio do educador ou do crachá com o seu nome. Então, verifica-se
qual o nome maior, pelo número de letras. Verifica-se também o nome
menor e estabelece-se comparações entre a quantidade de letras
presentes em cada nome. Mostrar para os alunos que nem sempre o tamanho
da pessoa corresponde ao tamanho de seu nome.
* Que letra falta?
- Expor no quadro alguns nomes sem as letras iniciais e, numa atividade
posterior as finais. Os educandos registram e depois, completam com as
letras que faltam.
* Quebra-cabeça dos nomes.
- Cada educando recebe dois tipos de quebra-cabeças, ambos contendo seu
nome escrito, um por letras e outro por sons (sílabas). As partes são
misturadas e os educando tentam encaixar na seqüência dos nomes.
Dependendo do ritmo da turma, pode-se trabalhar inicialmente apenas com
peças que contem letras e posteriormente trabalha-se com sons. Alguns
alunos podem necessitar de auxílio
* Trabalhando as silabas a partir dos nomes:
- Montar um quadro com sílabas presentes nos nomes dos educandos. Fazer
a leitura dessas sílabas e observar as sílabas correspondentes aos
números. Seguindo a seqüência dos números, escreve-se os nomes a partir
de suas sílabas e a relação numérica. Verifica-se outras possibilidades
de construir outros nomes, usando as sílabas presentes no quadro (ou
outras palavras).
* Palavras cruzadas.
_ Ao alunos recebem uma folha mimeografada ou xerocada contendo uma
cruzadinha onde devem encaixar os nomes dos amigos de acordo com o
número de letras
* Acróstico:
- Formar um acróstico com o nome de cada aluno da turma. Cada um vai
dizer as qualidades do colega, que serão escritas conforme a letra
presente no nome.
* Caça nomes
Os alunos recebem folha xerocada com um caça cuja finalidade é encontrar nomes de crianças da sala de aula.
AVALIAÇÃO
Observações e registros diários dos avanços dos alunos na construção da
escrita do próprio nome, bem como no reconhecimento dos nomes dos
amiguinhos da classe e da professora. Observar o uso que os alunos
fazem da escrita dos nomes para escrever outras palavras. Analisar as
produções de escrita, individuais e coletivas e usar os dados para
replanejar de forma a superar as dificuldades encontradas pelos alunos .
***
Obs: Projeto recebido por e-mail, sem autoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário